quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Preconceitos

Estive conversando com algumas colegas sobre o caso da aluna expulsa e readmitida na Uniban - SP, ficamos dialogando acerca dos motivos pelos quais estudantes de ensino superior se mostram tão indignados diante de uma situação tão comun nos dias atuais - a super-exposição do corpo. Entendo que tenham se sentido agredidos por tamanho mal gosto e falta de compostura da garota, mas uma manifestação violenta seria a solução? Sabemos que não, tanto que aconteceu o que aconteceu... Mas a partir desse caso vem mais outros vários para discussão:


- A universidade está cumprindo seu papel, já que foi lá dentro onde vimos a intolerância predominando?
- Os alunos daquela universidade desconhecem outros meios de fazer com que sejam ouvidos?
- Em uma universidade privada, onde os alunos se deparam cotidianamente com mensalidades abusivas e maus serviços prestados , é uma mini saia que os encomoda?
- A tal garota não tem noção do que adequado para se vestir em uma universidade?
- A banalização do sexo e valorização do corpo são os culpados pela falta de noção?
- Quem são os culpados pela falta de ética dos agressores?
- Quem são os agressores, a moça ou os alunos?


Sim, são questionamentos polêmicos, mas que servem para refletir sobre o caos do mundo atual, a inversão de valores, a falta de educação generalizada dentro de uma instituição de ensino, a banalização do sexo, já não basta termos que ver mulheres semi nuas em programas de televisão e marketing's diversos, agora até na Acadêmia acontece tais situações?


Para pensar... E eu acredito que tudo isso se dá a partir de uma falta de educação primária, ou seja aquela que vem de casa, falta noção e bom senso.


Outro tipo de preconceito muito existênte na sociedade atualmente é contra os obesos, na Europa onde mais existe esse tipo de repressão e perseguissão, há grupos de sujeitos que agridem e discriminam das mais diferentes formas, como se a obesidade fosse somente um distúrbio de ansiedade, que faz com que as pessoas comam em demasia, sabemos que são os mais diversos tipos de causas que tornam uma pessoa obesa, fora isso não existe motivo para se tratar com diferença uma pessoa, seja pela sua cor, etnia ou ainda pelo seu peso. Vivemos na época da ditadura do corpo, da magreza, dos cabides, do capitalismo, do ter. Então tudo que está fora do padrão ditado pelas revistas de moda e de futilidades não é legal, não é pop, ou seja é feio, errado... Falta compaixão, falta respeito, me dá uma tristeza ver tais absurdos acontecendo, e fico aqui filosofando - Onde vamos parar? O que será do mundo em breve??? Em todos os sentidos a falta de organização e bom senso, a natureza está se revoltando contra nós e te mgente que acha que está tudo bem...
Assim como os anarquistas pensam, vou pensar, que a partir de ações individuais cotidianas talvez possamos mudar o mundo, nem que seja aos poucos, bem pouquinho, o que não é dá é se tornar um deles, ou seja o cara que não respeita nada!

Nenhum comentário: