quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

CULTURA E LOUCURA

Prezados leitores, para os que não sabem sou estudante de História e desde o semestre passado venho realizando pesquisas sobre o Conceito de Loucura nos diferentes tempos históricos, minha pesquisa se fundamenta a partir da obra de Michel Foucalt " A História da Loucura", ainda assim tenho lido muita coisa a respeito deste assunto tão intrigante. O texto postado logo abaixo e uma pequena análise da articulaçao entre dois conceitos muito amplos - Loucura e Cultura.

CONCEITOS ARTICULADOS

Assim como o termo loucura, o de cultura apresenta diversas acepções.
Dentro de diversas ciências encontramos definições para os termos. A partir do estudo de ambas as definições podemos perceber a articulação dos conceitos.
Iniciamos a análise dos conceitos refletindo sobre a palavra cultura, sabemos que esta se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que identificam uma sociedade, entretanto não podemos nos deter em uma significação tão simplista, já que o termo em questão abrange inúmeros segmentos. A sociologia muito bem apresenta o conceito de cultura como sendo tudo aquilo que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro deste. Nesta não existem culturas superiores ou inferiores, já que esta não pode ser relativa, o que existem são padrões culturais distintos.
Para a filosofia a cultura é o grupo de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural, ou seja é um conjunto de respostas para melhor realizar e satisfazer os desejos e necessidades do homen, é a informação; conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e se transmite; é criação; é renovável; E para a antropologia cultura nada mais é do que a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
Pensando desta forma sabemos que a cultura e seus elementos advém da mente humana, seus símbolos e ou produtos concretos advém todos dela. A principal caracteristica desta são os mecanismos adaptativos, ou seja a capacidade de responder ao meio, mesmo com as transformações deste.
Cultura e identidade também são termos fortemente interligados, já que a identidade individual ou coletiva se dá dentro de padrões culturais impostos em diferentes tempos e espaços.
A partir das informações acima discriminadas acerca do termo cultura e suas diferentes significações pensemos então na articulação com o conceito de loucura. Este também é apresentado por variadas ciências. Através das acepções aceitas e estudadas, pensamos que estes dois termos se articulam amplamente.
A loucura tida como patologia, já se torna elemento cultural por dizer respeito ao homem e seu conhecimento, levando em consideração as definições acima descritas. Também podemos interligar os termos pensando que esta é uma doença e é partilhada por indivíduos de determinados grupos, não podemos classificar a patologia como comportamento natural já que existem correntes cientificas que afirmam que a loucura e suas transformações em distintos tempos e contextos aconteceram a partir de padrões pré estabelecidos pelas sociedades, desta forma ela novamente se torna elemento transformado devido a cultura vivenciada.
Os padrões são elementos de difícil compreensão devido suas proporções e abrangências. Nas sociedades ocidentais ainda temos mais conhecimentos acerca deles, porém e ainda não poderemos ser enfáticos ao analisar suas certezas ou ainda suas relevâncias como fontes de verdade. Já que sabemos que para cada cultura existem suas próprias determinantes.
A loucura também é produto da mente humana, dela e de nenhuma outra maneira poderá ser produzida, como inclusive e ainda se desenvolve através de mecanismos adaptativos e mutantes.
Sendo assim colocamos atrelamos os conceitos e pensamos que eles tem muito em comum, os conceitos em questão podem concomitantemente servir para amplos debates e projetos de pesquisa relevantes para a comunidade cientifica e para interessados.
Escrito por Clarissa Giordani de Almeida em 25/11/2008.

Um comentário:

RX154283 disse...

Muito interessante, se pararmos para pensar em cultura x formadores de opinião eu diria que hoje em dia , a mídia(principalmente aqui no Brasil), nos impõe uma cultura para loucos, basta assistir televisão no domingo. Rs Parabéns, ótimo texto!